Projeto de artista de rua ilheense é contemplado pelo Calendário das Artes

Ao fundo desta estátua viva, uma das obras do artista contemplado
JBO

 

Contemplado pela 1ª Chamada de 2013 do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o trabalho de intervenção urbana ‘Por uma Ilhéus mais Viva’,do artistas plástico Rildo Foge, será lançado na próxima quinta-feira (25) em Ilhéus. A iniciativa conta também com apoio do Teatro Popular de Ilhéus.

Por meio da técnica do grafite, o artista retrata - em oito painéis em muros e paredões de imóveis públicos e privados espalhados pela cidade -, cenas cotidianas das décadas de 20 e 30 do século passado, quando o povo da região vivenciava o apogeu da lavoura cacaueira. Além dos painéis, haverá um folheto com fotos, informações e localização dos painéis para facilitar o acesso às obras, que estão localizadas, em sua maior parte, no centro histórico e pontos turísticos da cidade.

O trabalho de  Rildo Foge é uma das 49 propostas de 38 cidades baianas selecionadas na 1ª chamada de 2013 do Calendário das Artes, um mecanismo mantido  pelo Governo do Estado, por intermédio da Secult/Funceb, para o incentivo de projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia. As inscrições para a 2ª Chamada de 2013 podem ser feitas até o próximo dia 5 de agosto.

O edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas, sendo priorizadas propostas oriundas e realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.